Procura das empresas por crédito em janeiro é a menor em seis meses

Procura das empresas por crédito em janeiro é a menor em seis meses

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:56

A procura das empresas por financiamento cresceu 0,9% em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2010, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (14) pela Serasa Experian. Trata-se do menor avanço dos últimos seis meses, na comparação anual. Já em relação a dezembro, houve avanço de 0,6%.

A desaceleração anual, Segundo a Serasa, mostra que as medidas de restrição ao crédito recentemente adotadas pelo Banco Central e o processo de elevação da Selic – a taxa básica de juros da economia brasileira, que serve de base para todas as outras praticadas no mercado – também deverão afetar de modo negativo a procura por crédito nos próximos meses.

A procura por crédito entre as micro e pequenas empresas foi a que liderou o avanço no mês passado, na comparação com dezembro. O avanço foi de 0,8%. Já nas médias empresas houve queda de 1,7% e nas grandes, de 1,8%, na mesma comparação.

Na comparação com o janeiro de 2010, somente as micro e pequenas empresas apresentaram crescimento na procura por crédito - de 1,1%. Nas médias houve queda de 2,6%, e nas grandes empresas houve recuo de 0,3%.

Por região

Todas as regiões do país apresentaram crescimento nas demandas das empresas por crédito em janeiro - com exceção do Sul (queda de 2,4% frente ao último mês de 2010). O maior avanço ocorreu no Centro-Oeste (alta de 2,8% frente a dezembro de 2010), seguido da região Sudeste (crescimento de 1,7%).

Na comparação com janeiro de 2010, o maior crescimento também ficou por conta da região Centro-Oeste (2,6%), seguido de perto pela região Sul (2,0%).

Por setor

O comércio liderou a expansão da demanda por crédito no primeiro mês de 2011, com alta de 2,8% em relação a dezembro. Na indústria, a alta mensal foi de 1% e somente o setor de serviços apresentou queda da procura por crédito em janeiro (recuo de 2,1%).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições