Procura do consumidor por crédito desacelera em abril, aponta Serasa

Procura do consumidor por crédito desacelera em abril, aponta Serasa

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

A demanda do consumidor por crédito teve uma expansão de 12,4% em abril no confronto com o mesmo mês em 2009, registrando o menor ritmo de crescimento anual em quatro meses, de acordo com os dados da Serasa Experian divulgados nesta terça-feira. Em março, a procura havia registrado acréscimo de 32,5%, registrando recorde histórico.

Na comparação com o mês anterior, houve recuo de 6,0% devido, principalmente, à menor quantidade de dias úteis. Já a desacaleração na taxa de crescimento anual, segundo os economistas da entidade, é reflexo da base fraca de comparação em 2009, devido ao agravamento da crise econômica, que começa a se dissipar, já que a recuperação teve início no segundo trimestre do ano passado.

O fim da redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a compra de veículos em março também contribuiu para esse desempenho.

No acumulado dos primeiros quatro meses do ano, a demanda do consumidor por crédito avançou 19,1%, com leve recuo em relação ao crescimento acumulado no primeiro trimestre (21,6%). A tendência, availam os técnicos da Serasa, é a variação acumulada anual prosseguir em desaceleração ao longo dos próximos meses.

Todas as faixas de rendimento pessoal mensal apresentaram queda na demanda por crédito em abril, com exceção dos consumidores de menor renda, cujos ganhos mensais não ultrapassam R$ 500. O indicador desse estrato da população registrou estabilidade (alta de 0,1%) por ter sido a faixa que mais demorou a reagir aos efeitos da crise.

No acumulado do ano, o maior crescimento foi contabilizado na demanda dos consumidores que se situam no outro extremo da pirâmide social, com rendimento acima de R$ 10.000, com alta de 31,6% ante o primeiro quadrimestre de 2009. Na análise por região, as regiões Centro-Oeste (19,1%), Nordeste (19,4%) e Sudeste (20,8%) apresentam os maiores crescimentos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições