Produção de motocicletas sobe 16,8% em agosto, diz Abraciclo

Produção de motocicletas sobe 16,8% em agosto, diz Abraciclo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

A produção de motocicletas no Brasil atingiu 172.976 unidades em agosto, de acordo com balanço da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), divulgado nesta sexta-feira (3). A alta é de 16,8% na comparação com julho.

Em relação ao mesmo período de 2009, a alta foi de 7,4%. No acumulado do ano (janeiro a agosto), a produção registrou um aumento de 15,6%, com 1.186.624 unidades, contra as 1.026.226 unidades produzidas no mesmo período do ano passado.

“Os dados seguem tendência de crescimento. A retomada do crédito, sinalizada por algumas instituições financeiras, deve incentivar ainda mais os consumidores. Estamos no caminho certo”, afirma em nota o presidente da Abraciclo, Jaime Teruo Matsui.

Apesar dos bons resultados, o presidente da entidade ressalta que o desempenho do setor ainda está muito longe do registrado em 2008. “Ainda temos muito trabalho até recuperar os níveis de vendas anteriores”, diz. Exportações em recuperação

Em agosto, as vendas externas, com 7.087 unidades, registraram crescimento de 78,4%, sobre as 3.966 unidades de julho. No acumulado do ano, o crescimento em relação a 2009 é de 11,1%.

“A comercialização com o mercado externo foi uma das que mais sentiu com a crise. Tivemos uma redução de mais de 50% nas exportações”, destaca Matsui. “Estamos vivenciando uma retomada, mas ainda é algo instável e pouco representativo, considerando que o ano de 2009 foi ruim para o setor”, completa.

De acordo com o presidente da entidade, o setor precisa aumentar a competitividade do produto nacional para que possa se firmar como exportador.

Vendas

O mês de agosto reforçou as boas perspectivas para o setor duas rodas no segundo semestre, de acordo com a Abraciclo. Ao todo, foram comercializadas no mercado interno (concessionárias) 163.634 motocicletas em agosto, um crescimento de 10,8% ante o mesmo período de 2009 (147.712). Na comparação com julho deste ano, a alta foi de 11,4%.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições