MENU

Produção de petróleo no Brasil cresce 7,9% em novembro

Produção de petróleo no Brasil cresce 7,9% em novembro

Atualizado: Sexta-feira, 18 Dezembro de 2009 as 12

A produção média diária de petróleo e gás natural da Petrobras nos campos do país em novembro foi de 2.309.567 milhões de barris de óleo equivalente (boe), volume 6,6% maior que o produzido no mesmo mês do ano passado - 2.167.236 milhões de barris de petróleo equivalente por dia.

Os dados divulgados pela estatal indicam que somente a produção de petróleo, sem levar em considerar a extração de gás, cresceu 7,9% nos últimos 12 meses, enquanto a produção de gás natural manteve-se no mesmo nível de novembro de 2008 e de outubro de 2009 - 50,7 milhões de metros cúbicos/dia.

Considerando apenas a produção nos campos nacionais, porem, houve redução de 0,5% - o equivalente a menos 9.800 barris por dia - em relação ao volume extraído em outubro.

Segundo a Petrobras, essa pequena variação deveu-se, principalmente, ao encerramento do teste de longa duração (TLD) no campo de Cachalote, no mar do Espírito Santo, conduzido com a utilização da unidade de produção FPSO Seilllean. A empresa esclareceu, porém, que o campo de Cachalote voltará a produzir em meados de 2010, quando será instalado na área outra unidade de produção.

Por: Nielmar de Oliveira

veja também