Produção e preços agradam produtores de uva do RS

Produção e preços agradam produtores de uva do RS

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:51

A safra de uva do Rio Grande do Sul está terminando com saldo bastante positivo. Os agricultores comemoram a boa produção, a qualidade e os preços.

Nos parreirais há poucos cachos. O agricultor Ivo Mascarello já colheu quase tudo que produziu para esta safra. Os seis hectares de plantação renderam cerca de 170 mil quilos de uva. São 50 mil a mais que no ano passado. Mas não foi apenas a quantidade que surpreendeu o produtor. A qualidade da fruta também agrada.

Com a safra chegando ao fim os agricultores conseguem fazer um balanço da produção de uva neste. Eles calculam em torno de 630 milhões de quilos em todo o Rio Grande do Sul. Será um volume maior em relação à safra de 2005, considerada uma das melhores dos últimos anos, quando o estado produziu 620 milhões de quilos da fruta.

Além da boa qualidade, o preço agrada os agricultores. O quilo, que na safra passada valia R$ 0,46. Hoje, sai por R$ 0,52.

“O setor está investindo. O produtor está melhorando a tecnologia e adotando boas práticas. Acho que estamos no caminho certo para fazer com que o setor seja realmente sustentável, gere renda, gere qualidade e mantenha o nosso homem no campo”, disse Olir Schiavenin, coordenador da Comissão Interestadual da Uva.

O Rio Grande do Sul é o principal produtor de uva do Brasil, com 54% da safra.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições