MENU

Produção industrial cresce em novembro, diz pesquisa da CNI

Produção industrial cresce em novembro, diz pesquisa da CNI

Atualizado: Sexta-feira, 16 Dezembro de 2011 as 3:32

A produção industrial registrou crescimento em novembro deste ano, informou nesta sexta-feira (16) a Confederação Nacional da Indústria, por meio da Sondagem Industrial. A pesquisa foi feita com 1.717 empresas entre 10 e 14 de dezembro, sendo 932 pequenas, 538 médias e 247 grandes.

Segundo o levantamento, o indicador de produção industrial somou 50,1 pontos em novembro deste ano, contra 48,8 pontos em em outubro, informou a entidade. Entretanto, ainda se encontra abaixo de novembro do ano passado, quando totalizou 52,7 pontos. Os indicadores variam no intervalo de zero a 100, sendo que valores acima de 50 indicam "evolução positiva".

"Os indicadores de novembro mostram um quadro menos negativo para a indústria do que em outubro. A atividade segue desaquecida, mas a indústria conseguiu reduzir, ao menos em parte, o acúmulo de estoques indesejados, sem que fosse necessário reduzir sua produção", avaliou a CNI.

O índice de acúmulo de estoques indesejados, ainda de acordo com a pesquisa da CNI, somou 51,1 pontos em novembro, contra 52,4 pontos em outubro, o que indica que os chamados "estoques indesejados" estão menores.

"De uma forma geral, as expectativas permanecem negativas. O otimismo com relação à demanda continua se reduzindo. O índice caiu para 52,4 pontos, o menor valor desde 2009. Os índices de expectativa de compras de matérias-primas, número de empregados e quantidade exportada permanecem abaixo dos 50 pontos", acrescentou a CNI.    

veja também