MENU

Produção industrial do Japão cresce por demanda asiática

Produção industrial do Japão cresce por demanda asiática

Atualizado: Terça-feira, 28 Dezembro de 2010 as 9:38

A produção industrial do Japão cresceu pela primeira vez em seis meses em novembro e as manufatureiras esperam aumentar a produção nos próximos meses, sugerindo uma demanda firme na Ásia, que ajudará a economia japonesa a se recuperar no início do ano que vem.

Mas a valorização persistente do iene manteve as autoridades alertas para riscos à economia exportadora. O ministro das Finanças, Yoshihiko Noda, repetiu seu alerta de que o governo tomará medidas decisivas para conter qualquer apreciação do iene que prejudique o crescimento.

A produção industrial subiu 1 por cento em novembro, em linha com a mediana das previsões e marcando a primeira alta em seis meses, informou o Ministério de Economia, Comércio e Indústria nesta terça-feira.

As manufatureiras japonesas consultadas pelo Ministério preveem que a produção subirá 3,4 por cento em dezembro e 3,7 por cento em janeiro.

As companhias aumentaram a produção de automóveis, máquinas e partes eletrônicas, principalmente para exportar à Ásia e ao Oriente Médio.

As fabricantes de automóveis também elevaram a produção para reconstruir estoques, antecipando uma retomada da demanda doméstica no ano que vem. Isso sinaliza que a produção já pode ter atingido o menor nível, preparando-se para uma retomada após o fim, em setembro, dos subsídios do governo para carros de baixa emissão de carbono.

veja também