MENU

Produção mundial de aço cresce 9,8% em agosto, mostra WSA

Produção mundial de aço cresce 9,8% em agosto, mostra WSA

Atualizado: Terça-feira, 20 Setembro de 2011 as 9:16

 A produção mundial de aço continua em ritmo acelerado. Em agosto, o volume atingiu 125 milhões de toneladas, com expansão de 9,8% comparado ao mesmo mês do ano passado, conforme números divulgados no início da manhã pela World Steel Association (WSA), retratando informações de 64 países associados à entidade sediada em Bruxelas, Bélgica.

A China, mais uma vez, manteve-se na liderança ao fabricar 58,8 milhões de toneladas, o que representou 13,8% de alta sobre o volume produzido pelas usinas de aço locais um ano atrás. Assim, ficou com quase metade do total global, exatamente 47%.

A produção de aço bruto cresceu também na Coreia do Sul (19,3%), nos Estados Unidos (13,8%), na Turquia (7,8%) e na Alemanha (5,3%). O Japão, depois do baque do terremoto e do tsunami de março, apresentou leve recuperação de 0,1% na comparação com igual mês de 2010.

O relatório da WSA apontou um movimento consistente de recuperação na Itália, com aumento de 25,6%, e na França, com, 19,7%. Nos países da União Europeia, a Espanha ainda continua em depressão - teve retração de 1,1% no mês passado em relação a agosto do ano passado.

A produção brasileira de agosto, conforme a WSA, foi de 3 milhões de toneladas, apenas 1,5% superior a de um ano atrás, mas com retração sobre o volume de julho.

A utilização da capacidade instalada global foi de 77,5%, mais de dois pontos percentuais abaixo do índice de julho. No entanto, comparado a agosto de 2010, houve alta de 3,5 pontos percentuais, observou a WSA.            

veja também