Produtores de ovos de SP reclamam do custo de produção

Produtores de ovos de SP reclamam do custo de produção

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:39

                                        O frio que chegou com tudo ao interior de São Paulo e o descarte de aves típico desta época do ano estão contribuindo para a queda de produção. Com menos produto no mercado, o preço do ovo já subiu três vezes em junho.

Em Marília, no centro-oeste paulista, a caixa com 30 dúzias está sendo comercializada entre R$ 45 e R$ 50, mesmo assim, a alta não traz alívio para os produtores, que reclamam do custo do milho. Mais da metade da alimentação consumida pelas galinhas é a base de milho. Em um ano, o preço do grão subiu mais de 60%, o que está encarecendo os custos para os produtores.

Sérgio Kakimoto é produtor de ovos em Bastos e diz que é comum os custos serem menores no primeiro semestre por causa da colheita da soja e do milho. Como essa tendência não foi seguida em 2011, ele faz uma previsão pessimista para o resto do ano. “Vamos ter que refinanciar as dívidas para tentar recuperar só o ano que vem”.

Em Porto Feliz, os avicultores também estão enfrentando dificuldades para fechar as contas. A produção já sofreu redução de cerca de 10%.

O criador Wagner Shinoda, conta que a queda está relacionada ao frio intenso e à matéria-prima, com o preço do milho elevado. Para manter a produção, Wagner antecipou o descarte de dois lotes de aves com cerca de 140 mil unidades e alternativas de alimentação foram implementadas, como o sorgo, que é 15% mais barato que o milho.              

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições