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Qualidade de crédito do consumidor cai no 2º trimestre, diz Serasa

Qualidade de crédito do consumidor cai no 2º trimestre, diz Serasa

Atualizado: Segunda-feira, 18 Julho de 2011 as 11:01

A qualidade de crédito do consumidor apresentou retração no segundo trimestre de 2011, apontou o Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito do Consumidor, divulgado nesta segunda-feira (18). O indicador ficou em 80,1 pontos, retornando ao patamar verificado também no 2º trimestre de 2009. No primeiro trimestre deste ano o indicador registrou 80,3 pontos, alta sobre o último trimestre de 2010, quando registrou 79,9 pontos.

O indicador varia numa escala de 0 a 100; quanto maior, melhor a qualidade de crédito e, portanto, menor é a probabilidade de inadimplência caso este consumidor venha a buscar crédito.

Segundo a Serasa, a queda observada na qualidade de crédito do consumidor no segundo trimestre "é reflexo do impacto da alta da inflação e dos juros sobre o orçamento das famílias, cujo endividamento ainda encontra em trajetória de expansão, embora num ritmo mais moderado do que o observado entre a segunda metade de 2009 e ao longo de todo o ano de 2010."

Na classificação por renda praticamente todas as classes de renda experimentaram redução em suas qualidades de crédito no 2º trimestre de 2011, com exceção da faixa que contempla renda acima de R$ 10 mil cujo crescimento foi da ordem de 0,1%.

A classe com rendimentos até R$ 500 por mês apresentou o menor índice de qualidade de crédito (75,9), enquanto no outro extremo, a classe com ganhos acima de R$ 10 mil mensais registrou o melhor indicador 93,9.

Comparativamente ao trimestre anterior (1º trimestre de 2011), os consumidores das regiões Norte e Sudeste foram os que mais tiveram perdas nas suas qualidades de crédito durante o 2º trimestre de 2011: baixas de 0,3% e 0,2%, respectivamente.

Na análise regional, verifica-se que as regiões Sul e Sudeste são as únicas a se situarem acima da média nacional, registrando 85,0 pontos e 80,6 pontos, respectivamente.          

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