MENU

Quase metade das empresas devem recrutar mais até setembro

Quase metade das empresas devem recrutar mais até setembro

Atualizado: Quarta-feira, 9 Junho de 2010 as 1:51

O Brasil é o segundo país mais otimista com relação ao crescimento das contratações nos próximos três meses. Os recrutadores brasileiros estão atrás apenas dos indianos no ranking de expectativa líquida de emprego, divulgado nesta terça-feira (8) pela consultoria internacional Manpower.

De acordo com a pesquisa, 44% das empresas brasileiras devem contratar mais até setembro. Apenas 4% das companhias consultadas declararam que pretendem diminuir seus quadros de funcionários no período. "Essa é uma tendência observada desde o último trimestre do ano passado, quando o país entrou na pesquisa e já alcançou a segunda posição na lista", afirma Pedro Guimarães, diretor comercial da Manpower.

As melhores previsões de crescimento no número de contratações estão no setor de serviços. Nessa área, a expectativa líquida de emprego (a diferença entre as empresas que devem contratar e as que irão demitir) é de 52%. Em seguida, vêm os setores financeiro/seguros e de imóveis, com 49% e construção civil, com 43%.

De acordo com a pesquisa, o nível de empregabilidade será maior no estado do Paraná. No estado, a expectativa líquida de emprego é de 44%. Rio de Janeiro e Minas Gerais vêm logo em seguida com 38%.

Apesar dos números positivos, Guimarães lembra que o país esbarra ainda na questão da qualificação profissional. Em pesquisa divulgada no mês passado , a consultoria constatou que 64% das empresas brasileiras tinham dificuldade para contratar profissionais qualificados.

De acordo com o estudo, para cargos de ensino superior, faltam profissionais formados em engenharia, contabilidade e áreas da tecnologia da informação. "E essas são as áreas onde se espera maior crescimento para o próximo trimestre", diz.  

veja também