Reajuste acima da inflação para aposentados compromete contas, diz ministro

Reajuste acima da inflação para aposentados compromete contas, diz ministro

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Reajuste acima da inflação para aposentados compromete contas, diz ministro

Em reunião com deputados e senadores da Comissão Mista de Orçamento, o ministro da Previdência, José Pimentel, pediu R$ 404,7 milhões para instalar novas agências da Previdência Social em 715 pequenas cidades.

O ministro deixou claro que a possibilidade de reajustar acima da inflação o benefício dos aposentados que ganham menos de um salário mínimo poderá provocar um impacto grande nas contas da Previdência e comprometer o equilíbrio das contas que o governo pretende alcançar em 2010.

"O Congresso sempre agiu com responsabilidade, e não será diferente desta vez", disse.

A proposta de reajuste já foi aprovada no Senado e está para ser votada na Câmara. Ela concede aos aposentados o mesmo reajuste dado ao salário mínimo, ou seja, a inflação mais um percentual igual ao crescimento da economia dos últimos dois anos.

"O Congresso sabe muito bem quanto custa conceder mais que isso. Hoje, faltam cerca de R$ 40 bilhões para fechar as contas anuais, mas elas caminham para um equilíbrio em 2010. A Comissão de Orçamento decidiu discutir esse assunto só no final de novembro, quando o exame do Orçamento de 2009 estará em uma fase mais avançada", disse o ministro.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições