Realização de lucro e temor sobre juros derrubam mercados na Ásia

Realização de lucro e temor sobre juros derrubam mercados na Ásia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

Bolsa de Tóquio recuou 1,87%; no acumulado do mês, índice registra alta de quase 8%, a melhor performance mensal desde março As bolsas de valores da Ásia encerraram em queda nesta terça-feira, em meio a um movimento de realização de lucros antes do fim do ano que continua a erodir as ações da região.

Às 7h49 (horário de Brasília), o índice que reúne mercados acionários da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão exibia desvalorização de 0,71%, a 448,25 pontos.

A bolsa de Tóquio tombou 1,87%, mas acumulou valorização de cerca de 8% em novembro, na melhor performance mensal desde março. O mercado vinha sendo apoiado pelo rali global das ações que começou no último verão.

Em Xangai, houve desvalorização de 1,61%, encerrando a 2.820,18 pontos, perto do menor nível em sete semanas. O movimento pesou sobre o mercado em Hong Kong que encerrou em baixa de 0,68% em meio a um cenário de baixa liquidez e temores de que mais medidas de aperto monetário pela China, levando investidores de varejo a vender ações de instituições financeiras e de matérias-primas.

No mês, a bolsa de Xangai acumula queda de 5,3%, depois de subir 12% em outubro.

Pesquisas com gerentes de compras que devem ser divulgadas na quarta-feira podem mostrar como o setor manufatureiro da China continuou a se expandir em ritmo sólido em novembro, mas leituras acima do esperado podem fazer com que autoridades monetárias tomem medidas mais agressivas para conter pressões inflacionárias.

"Os investidores estão vendendo ações porque temem a chegada do aumento de juros mais adiante", disse Alfred Chan, operador-chefe na Pearl Investment. "Bancos não vão emprestar dinheiro tão livremente quanto gostariam porque o governo limitou empréstimos para o próximo ano. O resultado das empresas será contido."

A bolsa de Sydney recuou 0,74%, a 4.584 pontos, Seul subiu 0,48%, Taiwan encerrou com oscilação positiva de 0,06% e Cingapura caiu 0,43%.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições