Redução do IPVA com a NF-P pode ser feita a partir de amanhã

Redução do IPVA com a NF-P pode ser feita a partir de amanhã

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:11

Os créditos da nota fiscal paulista (NF-P) poderão ser utilizados a partir desta sexta-feira, 1º de outubro, para reduzir o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) que deverá ser pago em 2011. Os consumidores têm, entretanto, apenas o mês de outubro para utilizar seus créditos e conseguir o desconto.

A Secretaria da Fazenda libera amanhã os créditos referentes ao primeiro semestre do ano e os consumidores poderão usar também os já liberados anteriormente. Além da opção de abater o valor do IPVA, há a possibilidade de retirar os créditos em dinheiro, por meio de um depósito em conta-corrente ou poupança, doá-lo para entidades de saúde e assistência social, ou ainda, transferi-lo para pessoa jurídica ou física.

Os valores do IPVA serão divulgados apenas no fim de outubro e o pagamento pode ser feito à vista (com desconto de 3%) ou em três parcelas. O desconto conseguido com os valores da NF-P para este imposto não tem limites, desde que não ultrapassem o valor do próprio IPVA.

Conforme a Secretaria da Fazenda, nos últimos dois anos 621,4 mil pessoas escolheram usar os recursos da NF-P nesse tipo de operação, abatendo R$ 73,61 milhões do IPVA. Somente no ano passado, mais de 385 mil consumidores fizeram essa opção, um número 63,4% superior aos 236 mil de 2008 (primeiro ano em que o contribuinte pôde optar pela redução do imposto).

O uso dos créditos é obtido por meio do acesso ao site www.nfp.fazenda.sp.gov.br, em que no lado esquerdo da tela deve-se informar o CPF. Na página seguinte o consumidor digita sua senha e os códigos de segurança que aparecerão na tela. Após isso é só clicar em "Acessar" e, depois, em "1º semestre de 2010".       Postado por: Guilherme Pilão

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições