Referendo na Grécia ameaça estabilidade da zona do euro, diz Fitch

Referendo na Grécia ameaça estabilidade da zona do euro, diz Fitch

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:22

A agência de classificação de risco Fitch divulgou nesta terça-feira (1º) um relatório no qual afirma que a realização de um referendo na Grécia sobre o segundo pacote internacional de resgate aumenta dramaticamente os riscos para o país e a zona do euro como um todo.

O anúncio do referendo foi feito na segunda-feira pelo primeiro-ministro George Papandreou e causou forte baixa nas bolsas europeias.

"Uma rejeição do programa da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) negociado recentemente pelo governo grego aumentaria o risco de um default forçado e desordenado e potencialmente a saída da Grécia da zona do euro. Nesses dois casos existiriam severas implicações para a estabilidade financeira e a viabilidade da zona do euro", diz o comunicado da Fitch.

A agência afirma que são altamente incertas as consequências de uma rejeição do pacote de ajuda no referendo. Tendo em vista as longas e difíceis negociações entre o governo grego e a troica de credores internacionais, um acordo sobre um novo pacote pode ser impossível.

"Dado o grande pagamento de dívidas que a Grécia terá de fazer no primeiro trimestre de 2012, sem o auxílio financeiro externo um default coercitivo e potencialmente desordenado pode se seguir", explica a Fitch.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições