Regulação é melhor arma para estabilidade, diz Bernanke

Regulação é melhor arma para estabilidade, diz Bernanke

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, afirmou nesta quinta-feira (2) que uma boa regulação, em vez da política monetária, é a melhor arma para lidar com deslocamentos nos mercados financeiros. Em discurso preparado para uma audiência com a Comissão de Inquérito sobre a Crise Financeira (FCIC, em inglês) dos EUA, Bernanke não descartou usar a política monetária para lidar com problemas do mercado de crédito, mas disse que a autoridade regulatória "deve ser a primeira linha de defesa" contra ameaças sistêmicas.

Bernanke e Sheila Bair, presidente da Corporação Federal de Seguro de Depósito (FDIC, na sigla em inglês), que também participa da audiência, destacaram a importância da reforma dos mercados e disseram que os formadores de política enfrentam uma tarefa intimidadora para obter sucesso nas reformas, mas deverão conseguir evitar crises futuras.

Desafio

As duas autoridades reconheceram o desafio de implementar a recentemente aprovada lei Dodd-Frank, mas destacaram que os reguladores não podem desperdiçar "uma chance histórica de colocar nosso sistema financeiro em um ritmo mais sólido e seguro para o futuro". "Para atingir tanto o crescimento sustentado quanto a estabilidade, nós precisamos fornecer uma estrutura que promova o mix apropriado entre prudência, tomada de risco e inovação no nosso sistema financeiro", disse Bernanke.

Um grande desafio para os reguladores é interpretar a nova legislação financeira, que fornece a eles ampla autoridade para solucionar problemas sistêmicos e específicos de companhias. Tanto Bernanke quanto Bair destacaram a necessidade de escrever rapidamente e efetivamente regras que deem ao governo a capacidade de responder quando uma grande empresa financeira começar a vacilar, sem precisar expor os recursos dos contribuintes.

"Simples declarações de que o governo não vai ajudar empresas no futuro ou restrições que tornem o fornecimento de assistência mais difícil não serão confiáveis por si só", disse Bernanke. A legislação Dodd-Frank dá à FDIC autoridade, com a entrada de outros reguladores, para lidar com um banco em problemas ou outra grande empresa financeira que imponha um risco sistêmico para a economia dos EUA. Bair afirmou que, se as novas regras tivessem sido colocadas em prática em 2008, "muito do caos (...) poderia ter sido evitado".

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições