Reino Unido volta a entrar em recessão

Reino Unido volta a entrar em recessão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:13

O Reino Unido entrou tecnicamente em recessão após o segundo trimestre consecutivo de contração, com uma queda de 0,2%, contra todas as previsões, nos primeiros três meses de 2012, anunciou nesta quarta-feira (25) o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês).


O Produto Interno Bruto (PIB) britânico já havia registrado contração de 0,3% no último trimestre de 2011, mas os analistas acreditavam que o país evitaria uma nova recessão - definida tecnicamente como dois trimestres consecutivos de contração - com um leve crescimento de 0,1% no primeiro trimestre.
A contração foi provocada pelo pior resultado em três anos do setor da construção (-3%), enquanto o setor manufatureiro também registrou um recuo.

O Reino Unido sofreu uma profunda recessão durante cinco trimestres entre abril de 2008 e junho de 2009. A atual recessão não deve ser tão severa com a anterior, mas as autoridades não são muito otimistas a respeito do futuro imediato.


'Double dip'
O retorno à recessão no país representa o que o mercado denomina de "double dip" (duplo mergulho, na tradução livre), que é uma nova recessão após leve alta em um curto período, ou seja, um retorno à queda sem o país ter registrado uma definitiva recuperação. É a primeira vez que a economia do país passa por uma "double dip" desde a década de 1970, de acordo com a imprensa local.
O presidente do Banco da Inglaterra (BoE), Mervin King, advertiu no mês passado sobre o impacto negativo que a economia do país poderia ter com o longo fim de semana de celebração do Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II, no início de junho.


O governo britânico prevê oficialmente um crescimento de 0,8% para 2012. A previsão é a mesma do Fundo Monetário Internacional (FMI).
(*) Com informações das agências de notícias Efe e France Presse


Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições