Renault e Peugeot devolverão 2 bilhões de euros à França

Renault e Peugeot devolverão 2 bilhões de euros à França

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

As duas maiores montadoras automotivas francesas, PSA Peugeot e Renault, reembolsarão antecipadamente ao Estado o dinheiro recebido em meio à crise econômica e financeira de 2008, anunciaram nesta sexta-feira (10) os dois grupos.

Os dois bilhões de euros representam um terço da ajuda governamental dada na época com fundos públicos. Renault e PSA receberam os empréstimos em 2009 a taxas preferenciais do Estado, no valor total de 6 bilhões de euros (3 bilhões cada) para enfrentar a crise financeira, em troca do compromisso de não fechar fábricas na França.

O cronograma acertado entre as partes previa um primeiro reembolso entre 2011 e 2014. Há alguns meses, no entanto, as duas companhias indicaram que a devolução começaria antes do prazo previsto. No primeiro semestre de 2010, a PSA registrou um lucro líquido de 680 milhões de euros, contra o quase um bilhão em prejuízos um ano antes. A Renault, por sua vez, reduziu seu déficit para 823 milhões de euros, contra 2,7 bilhões no mesmo período do ano anterior.

Ambas aumentaram suas vendas mundiais entre janeiro e junho em 17% e 21,7%, respectivamente para PSA e Renault. A produção de automóveis particulares subiu em quase um terço no primeiro semestre.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições