Renault tem prejuízo de mais de 3 bilhões de euros em 2009

Renault tem prejuízo de mais de 3 bilhões de euros em 2009

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:27

A Renault fechou o ano de 2009 com forte prejuízo de 3,068 bilhões de euros, contra um lucro de 571 milhões de euros do ano anterior, anunciou nesta quinta-feira (11) a companhia francesa, que atribuiu a queda à crise que afetou particularmente o setor automotivo.

Do número total de perdas, pouco mais da metade teve origem na própria atividade da Renault, enquanto 1,561 bilhões procederam de suas participações em outras empresas: 902 milhões pela japonesa Nissan, 370 milhões pela russa AvtoVaz e 301 milhões pela sueca Volvo.

Segundo o responsável financeiro da Renault, Thierry Moulonguet, o resultado líquido da empresa foi o pior da história. Os números negativos se concentraram essencialmente no primeiro semestre de 2009 (2,7 bilhões de euros). Na segunda metade do ano, a situação evoluiu "positivamente".

Para 2010, a Renault limita seus objetivos financeiros para fechar o ano com um fluxo de caixa positivo. Para isso, definiu eixos de trabalho. A companhia planeja aumentar sua fração de mercado na Europa, além de reduzir custos, o que pode causar a demissão de cerca de 4 mil pessoas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições