MENU

Renda pessoal nos EUA sobe 0,4% em abril, mas gastos desaceleram

Renda pessoal nos EUA sobe 0,4% em abril, mas gastos desaceleram

Atualizado: Sexta-feira, 27 Maio de 2011 as 10:52

WASHINGTON - Os gastos dos norte-americanos se desaceleraram em abril, em um sinal de que o aumento dos preços está dificultando a recuperação econômica dos Estados Unidos.

Segundo o Departamento do Comércio, os gastos com consumo subiram 0,4%, menos do que o avanço revisado de março, de 0,5%. Com ajuste pela inflação, os gastos subiram apenas 0,1% pelo segundo mês seguido.

A renda pessoal cresceu 0,4% pelo terceiro mês seguido. Economistas ouvidos pela Dow Jones esperavam que os gastos com consumo subissem 0,5% e a renda aumentasse 0,4%.

O relatório mostrou também que a taxa de poupança dos norte-americanos se manteve estável em 4,9% em abril.

Núcleo

O Departamento do Comércio dos EUA informou que o índice de preços dos gastos com consumo pessoal subiu 2,2% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado, depois da alta anual de 1,8% em março. Em relação a março, o PCE avançou 0,3% em abril.

O núcleo do PCE, que é acompanhado mais de Petro pelo Federal Reserve, também se acelerou em abril. O dado - que exclui itens voláteis como alimentos e emergia - subiu 1,0% em abril ante abril de 2010, depois do aumento de 0,9% de março. Ante março, o crescimento foi de 0,2%.

As informações são da Dow Jones.

veja também