MENU

Revisão do PIB dos EUA no 1º trimestre confirma alta de 1,8%

Revisão do PIB dos EUA no 1º trimestre confirma alta de 1,8%

Atualizado: Quinta-feira, 26 Maio de 2011 as 10:33

WASHINGTON - O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA cresceu 1,8% no primeiro trimestre deste ano, em taxa anual ajustada pela inflação, segundo a revisão do Departamento do Comércio. O resultado é o mesmo calculado inicialmente. Economistas ouvidos pela Dow Jones esperavam que o avanço do PIB fosse revisado para 2,2%.

Os lucros corporativos, que o governo divulgou pela primeira vez hoje e não são ajustados pela inflação, subiram US$ 1,7 trilhão no primeiro trimestre, em taxa anual. Esse é o nível mais alto desde que o dado começou a ser acompanhado pelo governo, em 1947. Depois de impostos, os lucros totais das companhias cresceram 5,9% no primeiro trimestre, para US$ 1,45 trilhão, o maior aumento em um ano.

Os maiores preços dos alimentos e da energia limitaram os gastos das famílias norte-americanas, que representam 70% do PIB. Os gastos subiram 2,2% no primeiro trimestre, em comparação com o cálculo inicial de alta de 2,7%, depois de aumentarem 4,0% no quarto trimestre do ano passado. Os estoques das empresas contribuíram com 1,19 ponto porcentual para o PIB, em vez do cálculo original de 0,93 ponto porcentual.

O crescimento das exportações foi revisado para 9,2% em comparação com o primeiro trimestre de 2010, em vez de 4,9% calculado inicialmente. Os gastos do governo caíram 7,9%, a maior queda em 11 anos, enquanto os gastos estatais e locais diminuíram 3,2%. As informações são da Dow Jones.

veja também