MENU

Rio Tinto negocia com CSN participação na Riversdale

Rio Tinto negocia com CSN participação na Riversdale

Atualizado: Terça-feira, 29 Março de 2011 as 8:46

A mineradora Rio Tinto afirmou nesta terça-feira que prosseguirá com a oferta de 3,9 bilhões de dólares australianos (US$ 4 bilhões) pela Riversdale Mining, mesmo que isso signifique ficar com uma parcela minoritária na empresa de carvão de Moçambique.

A oferta, anunciada em dezembro, era originalmente condicionada a pelo menos 50% de aceitação dos acionistas mas, até agora, a Rio Tinto garantiu apenas 41% de aprovação na terceira maior tentativa de acordo desde a oferta de US$ 40 bilhões pela Alcan em 2007.

A Rio Tinto está negociando com uma das maiores acionistas da Riversdale, a brasileira CSN, para garantir uma parcela majoritária na companhia. A CSN, que detém 19,9% da empresa de carvão, não estava imediatamente disponível para comentar o assunto.

A indiana Tata Steel é outra acionista da Riversdale.

A Rio Tinto revisou seu plano nesta terça-feira, afirmando que pagará aos acionistas que aceitarem a oferta de 16 dólares australianos por ação e que, se atingir 47% de aprovação até 6 de abril, pagará 16,50 dólares australianos.

Com a oferta declarada incondicional, o que significa que a Rio Tinto não desistirá do negócio, a Riversdale deve ser retirada do índice referencial australiano S&P/ASX 200.

veja também