Safra 2008/2009 tem segundo melhor resultado da história

Safra 2008/2009 tem segundo melhor resultado da história

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:29

Os agricultores brasileiros produziram 134,3 milhões de toneladas de grãos na safra 2008/2009. Esse resultado é o segundo melhor já registrado no país, perdendo apenas para a safra anterior, quando foram colhidas 144,1 milhões de toneladas.  

O levantamento, que fecha os números do ciclo que se estendeu de agosto de 2008 a julho deste ano, foi divulgado hoje, 8 de setembro, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com a estatal, as duas culturas mais volumosas - a soja (57,1 milhões de toneladas) e o milho (50,1 milhões de toneladas) - foram prejudicadas com a estiagem ocorrida no Centro-Sul do país, que afetou, principalmente, a produtividade nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e de Mato Grosso do Sul.

Isso fez com que a produção caísse 6,8% em relação à safra 2007/2008, mesmo com o aumento de 0,6% da área plantada, que passou para 47,4 milhões de hectares. As lavouras de soja e milho ocuparam 75% dessa área.

Segundo a Conab, apesar de prejudicar a produção de soja e milho, a estiagem acabou beneficiando o cultivo de arroz no Rio Grande do Sul, que teve produtividade recorde, passando de 6.902 quilos para 7.150 quilos por hectare.

Os produtores alegaram, durante toda a safra, que um das causas para a redução da colheita foi a demora do governo na liberação dos financiamentos para o setor rural. Um dos principais problemas verificados foi a lentidão para que os bancos liberassem os empréstimos. Ciente disso, o Conselho Monetário Nacional já passou, este ano, antes do lançamento oficial da safra 2009/2010, as instruções que as instituições financeiras devem seguir.

A última edição da pesquisa sobre a produção da safra 2008/2009 foi feita por técnicos da Conab entre os dias 17 e 21 de agosto. Foram processadas informações colhidas de agricultores, agrônomos, técnicos de cooperativas, secretarias de agricultura, agentes financeiros e órgãos de assistência técnica e extensão rural das principais regiões produtoras do país.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições