Safra de soja do Brasil 10/11 pode atingir recorde, prevê Conab

Safra de soja do Brasil 10/11 pode atingir recorde, prevê Conab

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

A safra de soja do Brasil 2010/11 foi estimada nesta quarta-feira em um intervalo de 67,7 a 69 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A previsão ficou praticamente estável em relação à do mês passado, quando a Conab previu uma safra de até 68,9 milhões de toneladas.

Se atingir o ponto mais alto do intervalo previsto (69 milhões de toneladas), a produção brasileira da oleaginosa seria um recorde, apagando a maior marca do país registrada em 2009/10 (68,7 milhões de toneladas).

A safra 10/11, cuja área plantada pode atingir um recorde de 24,2 milhões de hectares (ante 23,4 milhões na temporada passada), está sendo semeada.

O crescimento da área ocorre no embalo dos preços no mercado internacional --atualmente no maior patamar em mais de dois anos na bolsa de Chicago.

'Para o volume a ser produzido foi considerada a média da produtividade dos últimos cinco anos, descartando-se as safras atípicas e adicionando o avanço tecnológico', explicou a Conab em nota.

A produtividade média estimada para a safra 10/11 é de 2.851 kg por hectare.

Na temporada passada, o Brasil registrou produtividades recordes (média de 2.927 kg por hectare).

A temporada 10/11 está sob influência do fenômeno climático La Niña, que tende trazer menos chuvas para o Sul durante o verão.

Caso o tempo não colabore, diferentemente da temporada passada, com chuvas abundantes, a produtividade poderia cair, afastando a possibilidade de recorde.

O Brasil é o segundo produtor e exportador mundial de soja, atrás dos Estados Unidos.

Os dados da soja constam do segundo levantamento da safra 10/11 da Conab, que inclui previsões para outras culturas.

A Conab estimou nesta quarta-feira a safra de milho do Brasil entre 51,8 e 52,7 milhões de toneladas, praticamente estável em relação à previsão de outubro.

Mas a produção do cereal poderá sofrer uma queda de aproximadamente 6 por cento em relação à temporada 09/10, quando o Brasil colheu 55,9 milhões de toneladas.

A redução na produção de milho ocorre com uma diminuição da área plantada no chamado plantio de verão, com a cultura tendo perdido espaço para a soja.

'O desenvolvimento da lavoura é satisfatório até o momento embora preocupe a incidência de chuvas abaixo da média na região Sul do Brasil', afirmou a Conab em relatório.

RECORDE PARA ALGODÃO

A previsão da safra de algodão (pluma) 10/11 ficou entre 1,64 e 1,74 milhão de toneladas, ligeiro aumento ante a previsão anterior, mas que pode resultar em um crescimento de até 46 por cento ante a colheita passada, que sofreu por problemas climáticos e ainda contava com uma área menor.

Se for confirmado o maior ponto de intervalo, a safra seria um recorde, superando a marca obtida em 2006/07 (1,6 milhão de toneladas).

A estimativa de intenção de plantio da Conab prevê crescimento de até 36,9 por cento na área plantada com algodão no país. 'A referida elevação está relacionada sobretudo ao crescimento da demanda externa e as altas cotações do produto nos mercados internos e externos, influenciado pela redução dos estoques das últimas quatro safras'.

A produção de trigo do Brasil em 2010, com colheita em andamento, foi estimada em 5,6 milhões de toneladas, ante 5,4 milhões na previsão de outubro e contra 5 milhões em 2009.

Esse aumento na produção de trigo ocorre apesar de uma redução no plantio no país, mais do que compensado por melhores produtividades na atual temporada (2.614 kg/ha contra 2.070 na temporada passada).

Por: Roberto Samora

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições