Salário não é único atrativo para estagiários

Salário não é único atrativo para estagiários

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

Os estagiários brasileiros dos cursos de Administração, Economia, Psicologia e Engenharia estão mais criteriosos na hora de decidir sobre qual empresa estagiar. É o que revela pesquisa da consultoria Page Personnel. De acordo com o estudo, os universitários brasileiros estão mais preocupados com o perfil da empresa do que com a remuneração oferecida. Dos 245 estudantes entrevistados, 55% admitiram que o ramo de atuação, missão e valores da companhia pesam mais na decisão sobre onde estagiar. O pacote de benefícios foi considerado importante para 22% deles.

Esse aspecto revela uma visão profissional amadurecida da geração Y. "Eles avaliam muito a cultura da empresa e as oportunidades reais de crescimento", afirma Mariângela Cifelli, responsável pela  área de Talent da Page Personnel.

A internet é a principal ferramenta utilizada pelos estudantes para checar informações relacionadas ao estágio - 80% dos participantes usam o meio para encontrar oportunidades de emprego.

Apesar disso, boa parte dos estudantes prefere processos de seleção presenciais do que etapas virtuais. Apenas 20% declararam que trocariam entrevistas ao vivo pela web.

Processos seletivos com muitas etapas também são reprovados pelos candidatos. Só 24% dos estudantes aceita um processo seletivo com mais de 60 dias.  Para 55% dos estudantes, o tempo ideal para retorno da empresa com o resultado da seleção é de sete dias.

De acordo com a consultora, além de um processo de seleção mais rápido, os universitários preferem etapas mais práticas e realistas. "Eles querem ser testados dentro de uma situação real", diz.

Esse é um outro ponto positivo dessa geração com relação ao mercado de trabalho. "Os candidatos têm mais consciência de que  os programas de estágio exigem autonomia dos profissionais", afirma. Ao priorizar isso, segundo ela, os candidatos mostram que estão preparados para esse novo contexto do mundo corporativo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições