Sebrae inaugura novo portal sobre micro e pequenas empresas

Sebrae inaugura novo portal sobre micro e pequenas empresas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lança, nesta terça-feira, o site MPE Data ( www.mpedata.com.br ). Nele, é possível encontrar os indicadores mais procurados referentes ao universo das micro e pequenas empresas, como o número de empreendimentos com essas características e a quantidade de empregados dessas companhias. O usuário também terá acesso a informações como taxa de sobrevivência das empresas e o número de empreendimentos informais.

Criada para uso interno do Sebrae, a nova ferramenta foi desenvolvida durante um ano. Internamente, ela já registra, em média, de 200 a 500 acessos diários. “Como o uso interno dos dados é grande, imaginamos que agora, com a disponibilização total do sistema, o acesso irá aumentar muito”, diz Leonardo Mattar, analista da unidade de gestão estratégica do Sebrae.

Com dados obtidos por meio de dez fontes, entre públicas e privadas, o site não exige cadastro ou senha para que o usuário tenha acesso às informações. "Queremos fornecer um serviço completo a jornalistas, empresários, acadêmicos, organizadores de eventos e à população em geral que tiver interesse", afirma Carlos Alberto dos Santos, diretor técnico do Sebrae Nacional. "Será mais fácil atender às demandas, melhorando a comunicação entre o Sebrae, usuários e parceiros".

No site, os indicadores estão relacionados por Estado e cidade. A atualização é realizada, em média, a cada 15 dias (dependendo da frequência com que saem os dados). Para facilitar o trabalho dos usuários, há possibilidade de as informações serem exportadas em planilhas de Excel ou arquivos PDF para impressão.

Estão disponíveis os dados mais solicitados à entidade, como o número de micro e pequenas empresas e o de empreendedores individuais formalizados, a quantidade de empregados dessas empresas e os que possuem carteira assinada, além de quantas exportam e optam pelo Simples. “Antes desse sistema as informações eram encontradas no próprio site do Sebrae, mas era uma tarefa complicada e de difícil acesso”, afirma Mattar. “Com o novo recurso, os dados são transmitidos de modo mais simples e eficiente”.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições