MENU

Seguro de carros está mais caro em quase todo o país

Seguro de carros está mais caro em quase todo o país

Atualizado: Quarta-feira, 25 Novembro de 2009 as 12

Para quem quer comprar carro novo, a notícia da prorrogação do IPI é animadora, mas, se prepare, pois o seguro do automóvel está mais caro.

IPI reduzido, financiamentos tentadores. Resultado 11% a mais de carros pelas ruas do Brasil, somente de janeiro a outubro deste ano. 25% de toda a frota - cerca de 11 milhões de veículos - têm seguro e o valor da apólice varia de região para região.

Quarenta seguradoras operam em todo o país. No ano passado, os valores começaram a subir e agora deram um salto. Aumento que está deixando muito motorista assustado na hora de fazer ou renovar o seguro do carro.

O analista de finanças Rinaldo Paoliello não esperava pela desagradável surpresa. Do ano passado para esse, 18% a mais no preço do seguro do mesmo carro. "Tomei um susto porque não estava contando com esse valor todo no meu orçamento doméstico. Mas a gente teve que fazer uma adequação, teve que cortar daqui, diminuir alguma coisinha ali", conta.

Um levantamento da Superintendência de Seguros Privados mostra que o número de indenizações aumentou quase 12% de janeiro a setembro de 2009 em relação ao mesmo período do ano passado.

Essa pode ser uma das explicações para a alta. O diretor da Federação Nacional de Seguros Gerais, Neival Rodrigues Freitas, diz que o risco para as seguradoras aumentou. Segundo ele, apenas 45% dos veículos roubados são recuperados: risco maior, preço mais alto.

"É muito decorrência das ocorrências policiais. Isso faz com que a seguradora tenha necessidade de ajustar seu preço", diz.

Rinaldo acha que o consumidor precisa ser mais bem informado sobre os motivos do aumento. "A inflação no ano passado não chegou nem a metade disso. Pode ser falta de fiscalização por parte do governo, pode ser uma série de coisas".

veja também