Serasa prevê desaceleração do crédito ao consumidor no início de 2011

Serasa prevê desaceleração do crédito ao consumidor no início de 2011

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

A perspectiva de um novo ciclo de aperto monetário e o aumento do endividamento do consumidor no início do ano deve resultar na desaceleração do ritmo das concessões de crédito em 2011, sobretudo nos primeiros meses do ano, projeta a Serasa Experian. Esses dois fatores devem compensar o avanço da massa real de rendimentos e o elevado grau de confiança dos consumidores, que impulsionaram o crédito durante 2010.

Mas esse feito deve ser mais evidente no caso do crédito com recursos livres. As operações de crédito imobiliário, feitas basicamente com recursos direcionados, devem continuar se destacando em termos de evolução da carteira de crédito do sistema financeiro às pessoas físicas, salientam os economistas da Serasa.

Em outubro, o indicador de perspectiva de crédito ao consumidor da Serasa, que antevê o cenário para os próximos seis meses, apresentou a oitava queda mensal consecutiva. O índice recuou 1,6% em relação à leitura de setembro, atingindo os 98,9 pontos.

Já no caso do crédito às empresas, a sequência de elevações mensais do indicador sinaliza que as operações de crédito com recursos livres para pessoa jurídica continuarão evoluindo favoravelmente durante os meses iniciais do ano que vem.

Por: Ana Luísa Westphalen

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições