Setor de energia impulsiona índice de ações europeias

Setor de energia impulsiona índice de ações europeias

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

O mercado de ações europeu fechou em alta nesta segunda-feira (6) com as grandes petrolíferas impulsionadas pela força dos preços de petróleo bruto, ofuscando o nervosismo em relação às decisões da reunião da Comissão Europeia, que devem delinear novos planos para conter a crise de dívida na zona do euro.

Ações do setor de energia subiram na sessão, com o índice de petróleo e gás STOXX Europe 600 avançando 2%, enquanto que o preço do petróleo bruto oscilava abaixo da máxima de dois anos, de 90 dólares o barril, com expectativas de alta da demanda após uma temporada de frio na Europa e em partes dos Estados Unidos.

O índice FTSEurofirst 300, que mede a oscilação dos principais papéis do continente, fechou em alta de 0,15%, a 1.105 pontos.

Fundo de resgate

Os ministros das Finanças da zona do euro esperam sofrer pressões do Fundo Monetário Internacional (FMI) para aumentar seu pacote de segurança de 750 bilhões de euros para ajudar países endividados, embora a Alemanha rejeite qualquer aumento no fundo.

"O mercado está claramente buscando um aumento do fundo de resgate. Eles querem saber quais são os planos e se serão sustentáveis", disse o estrategista da Ruland Research, Heino Ruland.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 0,43%, a 5.770 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,1%, para 6.954 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 teve oscilação negativa de 0,04%, para 3.749 pontos. Em Milão, o índice Ftse/Mib encerrou em queda de 0,95%, a 19.930 pontos. Em Madri, o índice Ibex-35 registrou desvalorização de 1,25%, para 9.889 pontos. Em Lisboa, o índice PSI20 teve variação negativa de 0,04, para 7.734 pontos.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições