Shoppings do Rio abrem temporada de contratação para o Natal

Shoppings do Rio abrem temporada de contratação para o Natal

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

O mês de setembro sequer acabou e a temporada de contratações para o Natal já está aberta nos shoppings do Rio. Os lojistas pretendem abrir mais de 11.600 vagas temporárias. As oportunidades são para vendedores, gerentes, caixas, estoquistas e seguranças, que terão a missão de dar conta do movimento durante o corre-corre das compras de fim de ano.

"Com a chegada do Natal, há uma retomada de confiança por parte do consumidor, que no início do ano foi marcado por um período de incertezas por conta da crise financeira mundial. Esses fatores influenciam as vendas, que exigem mais contratações", afirma o superintendente do Via Parque, Amaury Veras.

O shopping, localizado na Barra, Zona Oeste do Rio, começou a aceitar inscrições neste mês de setembro e prevê a abertura de 180 vagas temporárias. Até novembro, um programa de qualificação vai treinar vendedores e lojistas, com palestras sobre estratégias de abordagem da clientela.

No Shopping Grande Rio, na Baixada Fluminense, uma oficina de varejo também vai qualificar lojistas para o atendimento durante as vendas de fim de ano.

Para muitos, o emprego temporário é a oportunidade de conquistar um lugar ao sol no mercado de trabalho. É o caso do estudante Bluthiere Lima, de 20 anos, que trabalhou como extra de Natal na loja Xuz, do Plaza Shopping, no Natal de 2008, e acabou efetivado. O emprego, seu primeiro com carteira assinada, o ajuda a pagar as despesas com a faculdade.

"Acho que tem que trabalhar com muito gás, mostrar muita vontade de aprender. A pessoa deve ter consciência de que tudo que te falam é para o seu crescimento", dá a dica.

Chance de efetivação

Para o superintendente do NorteShopping, Gustavo Fehlberg, o reaquecimento da economia deve contribuir para a efetivação desses temporários: "O varejo vive um bom momento e a expectativa é que esse período se estenda até 2010. Com isso, a demanda por funcionários nas lojas deve aumentar".

No Shopping Tijuca, na Zona Norte do Rio, além das 800 oportunidades temporárias, 200 vagas fixas serão abertas. Já no shopping Nova América, no subúrbio do Rio, uma pesquisa revelou que 23% dos lojistas vão contratar mais do que em 2008 e 55% vão contratar o mesmo número. Outros 22%, no entanto, não pretendem abrir vagas para o Natal.

Na maioria dos casos, os currículos devem ser entregues diretamente nas lojas. Alguns shoppings, no entanto, recebem cadastros em seus sites (veja no serviço abaixo). É o caso do Barrashopping, na Zona Oeste, que anunciará algumas das 1.200 oportunidades em seu site.

Já no principal pólo de comércio popular do Rio, no Centro da cidade, as contratações devem ser iniciadas a partir de outubro. Segundo Ênio Bittencourt, presidente da Saara (Sociedade de Amigos e Adjacências da Rua da Alfândega), a expectativa é que sejam abertas mil vagas para funcionários temporários.

Confira as oportunidades

Shopping Tijuca

Serão abertas 800 vagas temporárias e 200 fixas. Os interessados já podem entregar os currículos nas próprias lojas.

Via Parque

O shopping começou a fazer inscrições neste mês de setembro e prevê a abertura de 180 vagas temporárias. Para concorrer, o candidato deve ter mais de 18 anos e experiência na área de vendas. Os interessados podem se inscrever no site www.viaparqueshopping.com.br e procurar por vagas em aberto no campo "Oportunidade".

Rio Sul

Ao todo são 400 vagas, todas temporárias para o Natal. Os candidatos podem levar currículo nas lojas, que já estão selecionando para entrevista.

Shopping Iguatemi

A estimativa é que todas as lojas vão abrir 600 vagas temporárias a partir de novembro. As inscrições podem ser feitas diretamente nas lojas ou pela internet, no site www.iguatemirio.com.br. A seleção já começou e os contratados devem começar a trabalhar em novembro.

Passeio Shopping

No shopping, em Campo Grande, a estimativa é que sejam contratados 150 funcionários temporários. Os currículos podem ser enviados, a partir de outubro, pelo site www.passeioshopping.com.br ou podem ser entregues na administração.

Shopping Grande Rio

Serão abertas 600 vagas. De acordo com a associação de lojistas, a maioria delas é destinada às áreas vestuário feminino, infantil e para a venda de eletroeletrônicos. Algumas já trazem em suas vitrines cartazes solicitando currículos. Para se inscrever, é preciso ter idade acima de 25 anos e morar próximo ao local. Não é exigida experiência em vendas.

Barrashopping

A partir de outubro, as lojas do BarraShopping e do New York City Center começarão a selecionar os funcionários temporários para o Natal. A previsão é que sejam abertas 1.200 vagas. Os interessados devem deixar currículo diretamente nas lojas. Algumas oportunidades também serão expostas no site www.barrashopping.com.br.

NorteShopping

A associação de lojistas estima que as lojas irão oferecer cerca de duas mil vagas temporárias para o Natal. O número equivale a um aumento efetivo de 30% dos funcionários dos estabelecimentos. As principais oportunidades são para vendedor, caixa, estoquista e segurança. Os currículos devem ser entregues diretamente nas lojas. A maioria já está com inscrições abertas.

Plaza Shopping

A estimativa é que as lojas ofereçam um total de duas mil vagas, nos cargos de vendedor, caixa, estoquista e segurança. Os interessados devem deixar seus currículos diretamente nas lojas.

Nova América

A expectativa é que sejam criados mil postos de trabalho temporário para o Natal. As funções incluem vendedores, auxiliares, estoquistas, caixas e seguranças. Os candidatos devem entregar o currículo com foto direto nas lojas.

São Gonçalo Shopping

No total, são 600 vagas e, para concorrer, os interessados devem entregar o currículo com foto diretamente nas lojas. Em geral, a escolaridade exigida é ensino médio e a idade mínima, de 18 anos. As vagas são para os cargos de vendedores, estoquistas e caixas.

Carioca Shopping

A expectativa é que este ano sejam abertas cerca de mil vagas temporárias. A maioria das lojas pede que os candidatos sejam maiores de 18 anos e tenham ensino médio completo. Entre as vagas oferecidas a maioria é para vendedor, mas há também oportunidades para caixa, estoquista, supervisor de loja e gerente.

Rio Design Barra e Leblon

Este ano a expectativa é que sejam abertas 300 vagas, com cargos que vão de gerente, vendedor, caixa, estoquista, segurança, a outras ocupações. De acordo com a assessoria de imprensa do shopping, que tem unidades na Barra, Zona Oeste, e no Leblon, na Zona Sul, a princípio as oportunidades são temporárias, mas há chance de aproveitamento de profissionais após o Natal.

Botafogo Praia Shopping

A previsão é que sejam abertas 600 vagas temporárias neste Natal, cem a mais do que em 2008. O shopping disponibiliza um banco de currículos no Serviço de Atendimento ao Cliente, localizado no 2º piso. Os interessados podem cadastrar suas informações no site www.botafogopraiashopping.com.br, no campo "Empregos e oportunidades", ou ainda enviar currículo para o e-mail [email protected]. As oportunidades são para cargos de vendedores, estoquistas, caixas, gerentes e seguranças.

Caxias Shopping

A expectativa é de que sejam criadas 800 vagas temporárias.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições