MENU

Siderúrgica coreana firma acordo com Vale para usina no Ceará

Siderúrgica coreana firma acordo com Vale para usina no Ceará

Atualizado: Quinta-feira, 4 Novembro de 2010 as 11:04

A sul-coreana Posco assinou memorando de entendimento com a brasileira Vale e com a Dongkuk, também da Coreia do Sul, para participar da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Pela nova estrutura, a Vale fica com 50% do empreendimento, seguida pela Dongkuk (30%) e Posco (20%).

"Os próximos passos serão a negociação e a assinatura de acordo de acionistas, previstos para o início do próximo ano", conforme nota divulgada nesta quinta-feira.

Em julho, a siderúrgica coreana havia comuncicado a decisão de juntar-se no projeto em andamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no Ceará.

O diretor-presidente da Vale, Roger Agnelli, disse que a entrada da Posco mostra o interesse dos investidores internacionais em projetos no Brasil e que a presença da sul-coreana é estratégica para o desenvolvimento do projeto da CSP.

Pecém será uma usina integrada, com capacidade de produção de 3 milhões de toneladas de placas de aço para exportação. Esse montante pode dobrar em um segundo momento. Com as obras iniciadas em 16 de dezembro do ano passado, a estimativa é de que o projeto esteja operacional em 2014.

veja também