Sindicato diz que aluguel em SP tem alta recorde em um ano

Aluguel em SP tem alta recorde em um ano

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:16

O aluguel residencial na cidade de São Paulo foi 18,48% maior em dezembro de 2011 do que no mesmo período de 2010, de acordo com balanço do Sindicato da Habitação (Secovi-SP) publicado nesta quarta-feira. É a maior variação registrada em um ano desde o início da série histórica, em 2005.

Os contratos de aluguel em andamento, que são reajustados em geral pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), tiveram alta de 5,1% no ano. Segundo o Secovi-SP, a oferta, embora crescente, não teria conseguido acompanhar a alta da demanda.

Para o vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP, Francisco Crestana, a demanda por imóveis para alugar está muito aquecida, inflacionando o valor da locação nova. Para ele, entre os anos 2000 a 2005, o aluguel novo foi reajustado abaixo da inflação, por isso, agora está havendo uma compensação.

Os aluguéis residenciais contratados em dezembro na cidade de São Paulo apresentaram um aumento médio de 0,8% em comparação com os preços praticados no mês de novembro, diz o sindicato. No mês, os imóveis que mais subiram em relação a novembro foram os de dois dormitórios, que ficaram em média 1,4% mais caros. As moradias de três quartos tiveram alta de 1% e as de um dormitório permaneceram no mesmo patamar.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições