Sob pressão dos mercados, Itália negocia com chineses

Sob pressão dos mercados, Itália negocia com chineses

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:27

O ministro italiano das Finanças, Giulio Tremonti, se reuniu na semana passada com o presidente do fundo soberano chinês CIC, informou o governo nesta terça-feira (13), em um momento no qual a Itália é pressionada pelos mercados financeiros.

Giulio Tremonti se reuniu em Roma com uma delegação chinesa, que era liderada por Lou Jiwei, presidente do fundo China Investment Corp, informou à agência AFP um porta-voz do ministério, que se recusou a revelar os detalhes das conversas.

De acordo com o jornal Financial Times, as conversas abordaram a compra pela China de títulos da Itália, país que enfrenta uma crise de confiança dos mercados.

Conselho europeu

A implementação do pacote de reforma e austeridade fiscal para equilibrar o Orçamento da Itália até 2013 é importante não apenas para o país, mas para toda a zona do euro, disse o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.

Van Rompuy, que preside as reuniões trimestrais dos líderes da União Europeia, falou a jornalistas depois de uma reunião com o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi.

"Nossa reunião foi centrada na situação econômica da zona do euro e nas medidas tomadas pela Itália e nas reformas de governança econômica", afirmou Van Rompuy.

Berlusconi confirmou sua ambição de alcançar o equilíbrio orçamentário até 2013 e disse que o pacote de austeridade será aprovado pelo Parlamento na quarta-feira.

"Assim como o pacote de austeridade, nós estamos determinados a buscar medidas para impulsionar o crescimento", disse Berlusconi.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições