SP: IPVA com desconto vence hoje para placas final 1, 2, 3 e 4

SP: IPVA com desconto vence hoje para placas final 1, 2, 3 e 4

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

Os proprietários de veículos de São Paulo com placas final 1, 2, 3 e 4 têm até esta terça-feira, dia 26, para optar pelo pagamento do IPVA com desconto de 3%, em cota única. A Secretaria Estadual da Fazenda estendeu o prazo devido a instabilidades no sistema de pagamento. Caso deseje parcelar em três vezes, hoje também é a data de vencimento da primeira parcela. As outras duas parcelas vencem em fevereiro e março.

A instabilidade dos sistemas de pagamento do IPVA afetou os contribuintes com veículos placa final 1 (pagamento dia 8 de janeiro), final 2 (pagamento dia 11 de janeiro) e final 3 (pagamento dia 12 de janeiro), que tiveram seu prazo de pagamento estendido no dia 12. Nos dias 11 e 12, o governo paulista admitiu que houve congestionamento no sistema que faz a comunicação entre os bancos e seu sistema. Com isto, houve demora para efetuar o pagamento e, em alguns momentos, o sistema chegou a ficar indisponível.

Segundo a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), o erro aconteceu quando havia muitas pessoas pagando o IPVA ao mesmo tempo. Uma falha de comunicação ocorrida devido à diferença entre entre o tempo que os computadores do governo demoram para enviar os dados do contribuinte e o tempo limite que os computadores dos bancos aceitam para receber as informações estaria causando o problema.

Segundo a secretaria, a extensão do benefício aos veículos de placa final 4 foi feita para garantir que nenhum contribuinte fosse prejudicado e não foi motivada por instabilidade no sistema no dia original de pagamento para este grupo, que foi no dia 13 deste mês.

O IPVA em São Paulo pode ser pago nos bancos Real, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Citibank, Daycoval, HSBC, Itaú Unibanco, Mercantil do Brasil, Nossa Caixa, Panamericano, Rendimento, Safra, Santander, Schahin. O contribuinte também pode quitar o imposto em casas lotéricas e em agências do Banco Postal.

Quem não receber o comunicado deve acessar o site da Secretaria da Fazenda para verificar as informações sobre o pagamento. A Secretaria dispõe o telefone 0800-170110 e o site www3.fazenda.sp.gov.br para outras informações.

Em fevereiro também há opção de pagamento em cota única, mas sem o desconto de 3%. O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e a juros de mora com base na taxa básica de juro (Selic). Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições