MENU

Tata Motors quer desenvolver motores com a Jaguar Land Rover

Tata Motors quer desenvolver motores com a Jaguar Land Rover

Atualizado: Terça-feira, 19 Julho de 2011 as 9:04

Jaguar e Land Rover cresceram mundialmente 9%

(Foto: Divulgação)

  O presidente da Tata Motors, Ratan Tata, confirmou nesta segunda-feira (18), durante reunião de balanço anual da empresa, que a fabricante indiana de veículos considera desenvolver um motor em conjunto com a divisão Jaguar Land Rover. "Para otimizar os pontos fortes e a sinergia entre JLR Tata Motors na Índia, um estudo é encaminhado para um programa conjunto de desenvolvimento do motor que teria fábricas tanto no Reino Unido quanto na Índia", afirmou Ratan Tata.

A Tata Motors fornece atualmente motores para Jaguar e Land Rover a partir de projetos desenvolvidos pela Ford, da qual comprou as duas empresas britânicas em 2008. A mudança para um programa de desenvolvimento de motores próprios asseguraria a independência das marcas de seu proprietário anterior.

Além das operações na Índia e na Grã-Bretanha, a Tata também considera expandir os negócios na China, o maior mercado automóvel do mundo. Em uma reunião em 30 de junho, a empresa disse que está "considerando as opções para a montagem de selecionados produtos da Jaguar Land Rover na China."

O que tem aumentado as apostas da companhia indiana nas duas marcas britânicas é o crescimento que apresentaram no ano fiscal terminado em março de 2011. Mundialmente, Jaguar e Land Rover cresceram juntas 9% em relação ao ano anterior, para 62.090 unidades. Além disso, ambas as marcas têm aumentado sua participação no mercado dos Estados Unidos. No primeiro semestre deste ano, o crescimento chegou a 13,9%, com 23.702 unidades vendidas.            

veja também