MENU

Taxa de desemprego do Japão sobe para 4,5% em outubro

Taxa de desemprego do Japão sobe para 4,5% em outubro

Atualizado: Terça-feira, 29 Novembro de 2011 as 9:52

 A taxa de desemprego do Japão avançou de 4,1% em setembro para 4,5% um mês depois, respeitando ajuste sazonal, conforme aponta levantamento do departamento de estatísticas do ministério de Assuntos Internos e Comunicações do país. Esse aumento no nível de desemprego refletiu, em parte, o fato de pessoas que tinham desistido temporariamente de buscar emprego, especialmente mulheres, voltaram a ir atrás de uma vaga, explicou uma fonte do governo à agência Kyodo News.

A pesquisa trouxe ainda que o número de desempregados em outubro estava em 2,88 milhões de pessoas, ou 460 mil a menos do que um ano antes. Já o contingente total de empregados se situava em 62,64 milhões, um recuo de 220 mil perante mesmo mês de 2010.

O governo japonês apontou ainda que a relação emprego/candidato ficou em 0,67 no antepenúltimo mês do ano, dentro do previsto. Isto significa que havia 67 postos de trabalho disponíveis para cem candidatos.

Vendas no varejo

As vendas no varejo do Japão aumentaram 1,9% em outubro na comparação com igual mês do ano passado, informou nesta terça-feira (29) o Ministério de Economia do país.

Foi o primeiro aumento em três meses - em setembro, o comércio varejista japonês havia encolhido 1,1%. O resultado foi ajudado pela expansão de 22,7% das vendas de automóveis.

veja também