Taxa de desemprego do Japão sobe para 4,5% em outubro

Taxa de desemprego do Japão sobe para 4,5% em outubro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:19

 A taxa de desemprego do Japão avançou de 4,1% em setembro para 4,5% um mês depois, respeitando ajuste sazonal, conforme aponta levantamento do departamento de estatísticas do ministério de Assuntos Internos e Comunicações do país. Esse aumento no nível de desemprego refletiu, em parte, o fato de pessoas que tinham desistido temporariamente de buscar emprego, especialmente mulheres, voltaram a ir atrás de uma vaga, explicou uma fonte do governo à agência Kyodo News.

A pesquisa trouxe ainda que o número de desempregados em outubro estava em 2,88 milhões de pessoas, ou 460 mil a menos do que um ano antes. Já o contingente total de empregados se situava em 62,64 milhões, um recuo de 220 mil perante mesmo mês de 2010.

O governo japonês apontou ainda que a relação emprego/candidato ficou em 0,67 no antepenúltimo mês do ano, dentro do previsto. Isto significa que havia 67 postos de trabalho disponíveis para cem candidatos.

Vendas no varejo

As vendas no varejo do Japão aumentaram 1,9% em outubro na comparação com igual mês do ano passado, informou nesta terça-feira (29) o Ministério de Economia do país.

Foi o primeiro aumento em três meses - em setembro, o comércio varejista japonês havia encolhido 1,1%. O resultado foi ajudado pela expansão de 22,7% das vendas de automóveis.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições