Taxa de desemprego sobe quase 10% em janeiro

Taxa de desemprego sobe quase 10% em janeiro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:15

A taxa de desemprego no conjunto das sete regiões pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) subiu de 9,1% em dezembro para 9,5% em janeiro. O contingente de desempregados foi estimado em 2,1 milhões de pessoas, 104 mil a mais que no mês anterior.

A taxa de desemprego aumentou em cinco das sete regiões pesquisadas no período, com exceção de Belo Horizonte e Recife. A capital mineira teve o menor percentual (5,1%), enquanto a maior proporção foi vista em Salvador (15%).

Em São Paulo, a taxa em janeiro foi de 9,6%, superior à verificada no mês anterior (9%). Entre dezembro e janeiro foram abertos 16 mil postos de trabalho (saldo líquido), sendo 26 mil no setor de serviços.

A construção civil gerou 30 mil empregos e os outros setores criarama 6 mil ocupações. A indústriademitiu 46 mil trabalhadores, e o saldo de empregos no comércio manteve-se estável.
Renda
Em janeiro, no conjunto das regiões pesquisadas, o rendimento médio real dos ocupados aumentou 0,4% para R$ 1.458. O reajuste dos assalariados, por sua vez, foi de -0,4%, para R$ 1.510.

O levantamento do Dieese-Seade é realizado junto às regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e o Distrito Federal.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições