Taxa de inadimplência sobe 5,67% em janeiro, informam CNDL/SPC

Taxa de inadimplência sobe 5,67% em janeiro, informam CNDL/SPC

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

A taxa de inadimplência subiu 5,67% em janeiro deste ano, na comparação com o mês anterior, informou nesta quinta-feira (11) a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

"O comprometimento da renda dos consumidores com gastos de fim de ano e aqueles peculiares a janeiro (IPVA, IPTU, material e matrícula escolares e o maior número de compromissos assumidos em função das compras de Natal) exerceu significativa pressão sobre o desempenho do comércio varejista brasileiro", avaliaram as entidades.

Na comparação com janeiro de 2009, porém, foi registrada uma queda de 3,14% na taxa de inadimplência. Segundo a CNDL/SPC, esse resultado se deve, principalmente, ao aumento do rendimento real e, também à evolução do crédito ao consumidor.

Consultas

As entidades informaram ainda que o número de consultas (indicador relacionado com o volume de vendas) teve "significativa queda" de 25,83% em janeiro deste ano, na comparação com o último mês de 2009.

"O baixo movimento era esperado, tendo em vista que dezembro é o melhor período para o setor, e janeiro exige maior esforço de endividamento dos cidadãos", avaliaram a CNDL/SPC.

Na comparação com janeiro de 2009, entretanto, houve um aumento de 7,11% nas consultas realizadas pelos lojistas. De acordo com o presidente da CNDL, Roque Pelizzaro Junior, esse é um crescimento "significativo".

"Isso porque o Brasil inicia 2010 com quadro econômico inteiramente distinto de 2009. A confiança do consumidor na economia e na manutenção do emprego redundaram na elevação do poder aquisitivo das classes C, D e E; e na expansão da demanda reprimida por bens de consumo", informaram.

Por: Alexandro Martelo

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições