Taxa de juros preferencial cai para 16% ao ano em outubro, diz BC

Taxa de juros preferencial cai para 16% ao ano em outubro, diz BC

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:17

O Banco Central informou nesta quarta-feira (21) que a taxa de juros preferencial, que é a cobrada pelos bancos dos clientes de grande porte e com baixo risco de crédito, ficou em 16% ao ano em outubro, contra 17,1% ao ano em setembro. Trata-se do segundo mês seguido de recuo. Com isso, houve um queda de 1,1 ponto percentual em outubro. A divulgação da taxa preferencial começou a ser feita em agosto. Em janeiro deste ano, segundo o BC, a taxa preferencial estava em 14,9% ao ano. Deste modo, já subiu 1,1 ponto percentual neste ano.

O objetivo do BC ao iniciar a divulgação da taxa de juros preferencial é tornar possível uma comparação desse quesito com outros países e, também, entre as empresas que buscam empréstimos nos bancos, de modo que ocorra um aumento da concorrência.

Na prática, segundo o BC, a taxa "prime" brasileira representará um patamar de juros mais baratos do mercado brasileiro, cobrado pelos bancos ao primeiro nível de clientes e bancos de grande porte considerados os melhores pagadores do mercado.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições