Temor sobre bancos europeus persiste e bolsas asiáticas caem

Temor sobre bancos europeus persiste e bolsas asiáticas caem

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:17

As bolsas de valores asiáticas fecharam em baixa nesta quinta-feira (22), com dúvidas permanecendo sobre quanto do capital levantado por bancos em uma oferta de liquidez do Banco Central Europeu (BCE) irá realmente para as economias em dificuldades da zona do euro.

O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,23%, após atingir a máxima em uma semana na quarta-feira. Em Tóquio, o índice Nikkei perdeu 0,77%.

Apesar da queda, as ações japonesas têm sido menos afetadas pela volatilidade vinda da crise da zona do euro, com as oscilações diárias no índice referencial excedendo 2,5% apenas por 16 pregões neste ano, comparados a 88 dias para o Euro STOXX 50 e 41 para o S&P 500.

Na primeira oferta de liquidez de três anos realizada pelo BCE na quarta-feira, 523 bancos tomaram emprestado 489 bilhões de euros, bem acima dos 310 bilhões previstos.

A operação aliviou preocupações sobre uma crise de crédito iminente, mas não leva diretamente à resolução do enorme endividamento de alguns países da zona do euro, que desmotiva os investidores a emprestar a bancos do bloco por causa de sua ampla exposição à dívida soberana.

O índice de Seul encerrou em baixa de 0,05%. O mercado recuou 0,21% em Hong Kong e a bolsa de Taiwan fechou estável, enquanto o índice referencial de Xangai perdeu 0,22%. Cingapura retrocedeu 0,32% e Sydney fechou com desvalorização de 1,18%.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições