Termina na sexta-feira - 30 prazo para a declaração do ITR

Termina na sexta-feira - 30 prazo para a declaração do ITR

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:26

A declaração do ITR, Imposto sobre a Propriedade Rural, é obrigatória para pessoa física que tem imóvel com pelo menos 200 hectares na maior parte do Brasil. Mas no Polígono das Secas e na Amazônia Oriental a área deve ser de pelo menos 500 hectares. Já na Amazônia Ocidental e no Pantanal mato-grossense e sul-mato-grossense, a declaração deve ser feita pelo produtor com área acima de mil hectares. No caso de pessoa jurídica, ela é obrigatória independente do tamanho do imóvel rural.

Quem não fizer a entrega até a próxima sexta-feira (30) está sujeito a multa de 1% ao mês sobre o imposto devido ou a no mínimo R$ 50 se o produtor não tiver imposto a pagar. “A outra consequência é que se ele precisar de alguma certidão negativa de débito junto à Receita, não irá obter sem fazer a entrega da declaração. Por isso, é importante que ele se antecipe”, alerta Joaquim Adyr, supervisor do programa do ITR.

A partir de 2012, a Receita Federal não aceitará mais as declarações do ITR feitas em formulário de papel.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições