Tesouro dos EUA evita dizer que China manipula câmbio

Tesouro dos EUA evita dizer que China manipula câmbio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:41

WASHINGTON - O Departamento do Tesouro dos EUA disse que a moeda chinesa continua substancialmente subvalorizada, mas não chegou a indicar a China como um país que manipula sua taxa de câmbio. Relatório encaminhado ao Congresso diz que "a opinião do Tesouro é de que o progresso feito até agora é insuficiente e que um progresso mais rápido é necessário".

Segundo o Tesouro dos EUA, de junho de 2010 até o fim de abril deste ano, o yuan valorizou-se em 5,1% em relação ao dólar. Em junho do ano passado, a China havia anunciado que retomaria o programa de flexibilização do câmbio.

Para o Tesouro dos EUA, seria do interesse da própria China permitir uma valorização mais rápida do yuan. "Se não fizer isso, a China estará diante do risco de inflação mais rápida, de expansão excessivamente rápida do crédito doméstico e uma pressão altista nos preços dos imóveis; tudo isso poderia ameaçar seu crescimento econômico no futuro", diz o relatório.

Os membros do Congresso dos EUA deverão ficar decepcionados com as conclusões do Tesouro. Muitos congressistas têm pressionado por medidas mais duras dos EUA contra a China. As informações são da Dow Jones.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições