Tombini vê condições para avanço na regulação cambial

Tombini vê condições para avanço na regulação cambial

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:40

BRASÍLIA - A modernização e a simplificação das regras para o mercado de câmbio no País são processos que devem ser feitos de maneira cautelosa, afirmou hoje o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini. Durante abertura de seminário sobre o câmbio manual e remessas de pequenos valores, na sede da autoridade monetária, ele destacou que o Brasil tem avançado nos últimos anos na regulação do mercado de câmbio, mas tem condições de avançar ainda mais, tendo em vista também a realização de grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.

"Os processos de modernização e simplificação das regras de câmbio no País têm se dado com segurança e com cautela", afirmou Tombini. "Não se busca uma modernização a qualquer custo, mas se tenta equilibrar o processo com regras para aperfeiçoar a prevenção e o combate à lavagem de dinheiro", completou.

Tombini destacou avanços recentes, como a unificação do mercado de câmbio em 2005 e o fim da obrigatoriedade da cobertura cambial nas importações e exportações em 2006. Sobre o câmbio manual, o presidente do BC lembrou que a utilização do real no exterior por turistas brasileiros tem apresentando incremento significativo, principalmente nos países vizinhos, enquanto os gastos de turistas estrangeiros no Brasil triplicaram na última década.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições