Toyota paralisa produção no Japão até quarta-feira

Toyota paralisa produção no Japão até quarta-feira

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:52

A Toyota --maior fabricante mundial de automóveis-- anunciou nesta segunda-feira que a produção de suas unidades no Japão continuará paralisada ao menos até a próxima quarta-feira, em reflexo dos danos causados pelo terremoto e o subsequente tsunami que atingiram o país na última sexta.

A paralisação afeta as 12 fábricas da Toyota no Japão e reduzirá em 40.000 unidades sua produção prevista para março.

A Toyota produziu em janeiro passado 234.045 carros no país, onde fabrica 38% de seus veículos.

As ações da empresa caíram 7,7% nas primeiras horas de cotação na Bolsa de Valores de Tóquio, cujo índice Nikkei caía mais de 6,1% pelo meio da amanhã.

Hoje também não abriram suas portas as fábricas de Honda, Nissan, Mitsubishi e Suzuki, o outros grandes grupos deste setor industrial, essencial para a economia japonesa.

Várias destas empresas asseguraram que era muito difícil continuar operando sem receber as peças necessárias.

Além do desastre humano, o terremoto da sexta-feira causou vários danos materiais e afetou usinas nucleares do nordeste do país.

O governo fez um apelo para se conservar a energia e autorizou cortes de eletricidade em rodízio de entre três e seis horas a partir de hoje perante o temor a uma falta de provisão de energia elétrica.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições