Toyota tem lucro e vê "raio de luz" em meio a turbulências

Toyota tem lucro e vê "raio de luz" em meio a turbulências

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

No title TÓQUIO (Reuters) - A Toyota Motor prevê uma recuperação mais lenta do que a esperada para os lucros deste ano, com um iene mais forte e os problemas de dívida na Europa prejudicando os esforços para desfazer o estrago da pior crise por recalls de sua história.

A maior montadora do mundo superou com folga as previsões de lucro do quarto trimestre fiscal, divulgado nesta terça-feira, com o corte de custos e incentivos agressivos de venda rapidamente atraindo clientes norte-americanos ao seu híbrido Prius e ao sedan Corolla, após o prejuízo com seu recall.

Mas a sua projeção de lucro operacional em 280 bilhões de ienes (3 bilhões de dólares) para o ano fiscal findo em março de 2011 é pouco acima da metade da previsão do mercado, de 546 bilhões de ienes.

"A previsão é realmente muito fraca em comparação com o antecipado pelo mercado, mas dada a situação global agora eu não acho que eles poderiam realmente colocar uma previsão forte", disse Hiroaki Osakabe, gerente de fundos na Chibagin Asset Management, em Tóquio.

"O maior risco que eu vejo para o próximo ano não se limita apenas à Toyota, é mais se o mercado automobilístico global irá se manter assim que todos os incentivos acabarem".

Concorrentes, como a Honda Motor, também deram previsões cautelosas citando incertezas sobre os preços das matérias-primas e dificuldade em obter uma leitura sobre as vendas de carros após os subsídios do governo para estimular a demanda final no Japão e outros mercados.

A Toyota tem o encargo extra de custos legais desconhecidos e gastos com promoções para atrair compradores depois de um megarecall de cerca de 8 milhões de veículos no mundo desde outubro do ano passado para corrigir falhas nos pedais do acelerador.

Por Chang-Ran Kim

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições