Tráfego aéreo internacional sobe 6,8% em maio, diz Iata

Tráfego aéreo internacional sobe 6,8% em maio, diz Iata

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:36

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) anunciou hoje que o tráfego de passageiros aumentou 6,8% em maio ante o mesmo mês do ano passado. Segundo estimativa da entidade, o lucro do setor no ano deve atingir US$ 4 bilhões. "Vimos uma evolução positiva para os volumes de transporte aéreo em maio. Isso irá ajudar a aliviar parte da pressão dos altos preços dos combustíveis sobre os lucros", disse Giovanni Bisignani, diretor-geral da Iata.

"Mas há riscos associados à instabilidade política no Oriente Médio e à crise cambial europeia. Nós ainda esperamos que a indústria registre um lucro de US$ 4 bilhões neste ano. Isso é uma margem patética de 0,7%. Outro choque poderia alterar a sorte da indústria de forma dramática. É um outro ano difícil para uma indústria muito frágil", disse o executivo.

O transporte de cargas recuou 4% em maio na comparação com maio de 2010, auge da recessão do ciclo da reposição dos estoques. Os últimos meses mostraram uma renovada tendência de alta com os volumes de cargas aumentando 2% em relação aos números observados no início deste ano.

A taxa de ocupação internacional subiu 0,8 ponto porcentual, para 75,8% em maio. O transporte de cargas subiu 1,2% em maio, na comparação com abril, enquanto o de passageiros aumentou 1,8% no mesmo período.

Regiões

O tráfego internacional de passageiros das empresas aéreas latino-americanas apresentou crescimento de 21,3% em maio, em bases anuais, e expansão da capacidade de 15,2%. A alta foi resultado do forte crescimento econômico e aumento dos fluxos de viagens e comércio para a América do Norte e através do Pacífico. A taxa de ocupação ficou um pouco acima da média da indústria, em 76,0%.

O tráfego regional de passageiros no Brasil continua volátil, mas subiu 21,6% em maio, em bases anuais, enquanto a capacidade avançou 7,4%. A taxa de ocupação foi de 65,7%, mesmo com o crescimento da demanda superando a capacidade nessa ampla margem.

O tráfego internacional de passageiros das empresas aéreas europeias teve expansão de 10,9% em maio, em bases anuais, impulsionado pelo crescimento da atividade econômica no norte europeu e a queda do euro. A capacidade subiu 10,6%, enquanto a taxa de ocupação aumentou para 77,7%.

As companhias aéreas norte-americanas cortaram a capacidade por dois meses consecutivos (queda de 0,5% em maio e queda de 0,4% em abril). Em bases anuais, o tráfego internacional de passageiros subiu 4,5% em maio, enquanto a capacidade avançou 5,5%.

A demanda doméstica dos Estados Unidos cresceu em 4%, em bases anuais. A capacidade subiu 1,5%, e a taxa de ocupação aumentou para 84,6% - o maior nível observado entre os mercados pesquisados. As informações são da Dow Jones.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições