Trem-bala pode estar pronto para Olimpíada de 2016, diz Lula

Trem-bala pode estar pronto para Olimpíada de 2016, diz Lula

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:19

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira, 13, achar "plenamente possível" que as obras de construção do trem-bala que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro estejam prontas antes da Olimpíada de 2016, que será sediada no Rio de Janeiro. "Até a Olimpíada, acho plenamente possível inaugurar a obra", disse Lula, durante solenidade de assinatura do edital do leilão do projeto. Na ocasião, Lula também assinou a mensagem ao Congresso Nacional, encaminhando o projeto de lei que criará a Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (ETAV), estatal federal que será acionista do projeto. Segundo Lula, para concluir o projeto antes dos jogos olímpicos, talvez seja necessário criar três turnos de trabalho, por exemplo. Lula também rebateu as críticas da Fifa à infraestrutura brasileira, principalmente de aeroportos, para receber a Copa do Mundo de 2014. "Já estão cobrando: cadê os aeroportos, cadê o metrô? Como se fôssemos um bando de idiotas que não sabe fazer as coisas".

Em seguida, Lula afirmou que o Brasil vive um excesso de oferta de obras, mas "falta gente preparada para fazer as coisas que precisamos". Ele disse, em tom bem humorado, que está tendo até dificuldades para encontrar um profissional que troque o gesso do teto do seu apartamento em São Bernardo do Campo (SP), que sofreu infiltração. "Não tem um companheiro para colocar gesso no teto", disse o presidente.

Ao falar da ousadia do governo de iniciar o trem-bala, Lula chegou a comparar o projeto à Torre Eiffel de Paris, que foi muito criticada na época de sua construção.

Lula afirmou que, nas últimas reuniões com chefes de Estado, reforçou com vários deles, pedindo para que apostassem no trem-bala brasileiro, afirmando que é "um projeto sério e irreversível". Durante a mesma solenidade, a ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, afirmou que o Brasil fará o trem-bala porque pode. "Por que faremos o trem de alta velocidade? Porque podemos, porque estamos maduros, porque temos o comando firme do presidente da República", disse.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições