MENU

UE anuncia retomada de negociações com o Mercosul

UE anuncia retomada de negociações com o Mercosul

Atualizado: Quarta-feira, 5 Maio de 2010 as 8:40

A Comissão Europeia anunciou nesta terça-feira (4) o retorno das negociações para um Acordo de Associação com os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), suspensas desde 2004.

A Comissão informou em um comunicado a retomada.

- Está convencida de que um eventual acordo traria benefícios econômicos claros tanto para a União Europeia como para o Mercosul.

No entanto, os contatos entre a UE e o Mercosul se intensificaram nos últimos meses reforçando a eventual retomada das negociações, coincidindo com a presidência espanhola do bloco neste semestre, que havia manifestado interesse em destravar o processo.

O anúncio ocorre duas semanas antes de uma cúpula em Madri entre os europeus e a América Latina, durante a qual ocorrerá uma reunião paralela, no dia 17 de maio entre a UE e o Mercosul.

Fontes da comunidade europeia explicaram que o relançamento das negociações poderá oficializar-se durante esse encontro, com a possibilidade de uma primeira reunião "antes do verão" do Hemisfério Norte.

No entanto, as negociações se mostram longas e árduas, especialmente em aspectos chave como a agricultura. Os subsídios que os agricultores europeus recebem da Política Agrícola Comum são criticados pelos países do Mercosul, que afirmam que essas ajudas penalizam seus produtos.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, comemorou o fato de a UE pretender "aproveitar essa oportunidade importante".

- Mas só podemos concluir essa negociação se o fizermos bem e ela terá de ser acompanhada de um certo número de condições.

veja também