UE fará novo teste de estresse em bancos em fevereiro

UE fará novo teste de estresse em bancos em fevereiro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

O novo órgão regulador bancário pan-europeu iniciará uma nova rodada de testes de estresse nos bancos em fevereiro, disse o comissário econômico da União Europeia. Os novos testes são parte de uma iniciativa ampla para aprofundar o monitoramento das instituições financeiras europeias pela recém criada Autoridade Bancária Europeia.

"Estimativas de liquidez precisam ser incluídas nos futuros testes de estresse do setor bancário", afirmou o comissário para assuntos econômicos e monetários da Comissão Europeia, Olli Rehn.

O último teste de estresse aplicado nos bancos europeus foi questionado por não avaliar os riscos de liquidez e pela falta de rigor. Rehn disse que a metodologia específica para os testes de estresse será anunciada em breve e que a União Europeia deseja que ela contenha a "maior transparência possível".

Rehn afirmou ainda que uma legislação de governança econômica mais rigorosa deve ser aplicada a partir do próximo verão (no Hemisfério Norte). Nas discussões de hoje sobre regras orçamentárias do Eurogrupo (grupo de ministros de Finanças da zona do euro), foi incluído o debate sobre se uma eventual privatização dos benefícios previdenciários, que atualmente pesam sobre as finanças dos governos, irá permitir que os países tenham mais tempo para controlar seus déficits, como argumentado pela Polônia e pela Hungria.

Autoridades disseram que os governos irão discutir esse assunto durante um encontro de cúpula das lideranças europeias nos dias 16 e 17 e que estão perto de um consenso. Rehn acrescentou que as autoridades tentam chegar a um equilíbrio justo entre respeitar os tratados da União Europeia e levar em conta a necessidade de fortes iniciativas para reformas do sistema de pensão. Os ministros de Finanças também concordaram em trocar dados sobre renda e capital para evitar fraude fiscal.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições