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United e Continental criam maior aérea do mundo

United e Continental criam maior aérea do mundo

Atualizado: Segunda-feira, 3 Maio de 2010 as 11:57

No title O dólar volta a operar em queda frente ao real nesta segunda-feira (3), apesar do cenário negativo nas bolsas de valores internacionais. Por volta das 9h40, a moeda norte-americana era vendida a R$ 1,733, em baixa de 0,28%.

Nos mercados financeiros, a dívída grega segue dominando o cenário, e os temores dos investidores mantém os principais índices europeus operando no negativo. Na Ásia, o dia também foi de perdas.

Na sexta-feira, o dólar fechou em leve alta, após atuação mais forte do Banco Central no mercado neste pregão. A moeda norte-americana terminou a R$ 1,738, em alta de 0,35%. Na semana, porém, o dólar teve queda de 1,36%. No mês de abril, a queda foi de 2,41%, e no ano, a perda acumulada é de 0,29%.

As companhias aéreas americanas United Airlines e Continental anunciaram nesta segunda (3) um acordo de fusão, que criaria a maior companhia aérea do mundo em passageiros transportados e poderá, segundo analistas, redesenhar o mercado americano da aviação. As empresas dizem que se trata de um negócio de US$ 3 bilhões. O plano ainda tem que ser aprovada por órgãos reguladores americanos.

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Desde o último domingo (2), notícias de jornais como o "Wall Street Journal" e agências de notícias internacionais davam conta de que o acordo havia sido aprovado pelos Conselhos de Administração das duas empresas. A nova empresa seria quase 8% maior que a Delta Air Lines e administraria 21% das praças do mercado americano, contra os 20% que a Delta alcançou após a aquisição da Northwest Airlines em 2008. Com a união, a nova companhia passa a servir 370 destinos em todo o mundo.

Confira abaixo o ranking das companhias aéreas mais recente feito em 2008 pela Iata, associação internacional das companhias aéreas. O rankink de 2008 não levou em consideração a aquisição da Northwest Airlines pela Delta, o que deixou a companhia com 284,5 milhões de passageiros e a primeira do ranking. Ainda considerando os dados de 2008, juntas United e Continental têm 306,1 milhões de passageiros - quase 8% mais.

Segundo o anúncio desta segunda, a companhia resultante deve usar o nome da United e ter sede em Chicago. Seu comando será do presidente-executivo da Continental, Jeff Smisek, enquanto seu colega da United, Glenn Tilton, presidiria a junta diretora.

O conselho da United Airlines se reuniu na sexta-feira (30), enquanto os conselheiros da Continental o fizeram nesse dia e no domingo. As duas empresas já haviam tentado em 2008, sem sucesso, uma operação similar.

Essas negociações entre United e Continental não chegaram a se concretizar diante da decisão da Continental de continuar sozinha ao considerar o ambiente econômico muito arriscado.

Atualmente, o setor aéreo vive uma tendência de consolidação para reduzir custos e capacidade, aumentar a competitividade e enfrentar melhor a crescente concorrência e a guerra de preços.

Na semana passada, a United apresentou, assim como outras companhias aéreas, seus resultados empresariais do primeiro trimestre do ano, quando conseguiu reduzir perdas e confirmou que o setor começa a se recuperar da recessão econômica e que pode retomar seu processo de integração através de fusões.

No primeiro trimestre de 2010, a United reduziu suas perdas em 78,5%, até US$ 82 milhões (US$ 0,49 por ação), graças em grande parte à recuperação do transporte de passageiros.

No fechamento do pregão de sexta-feira, as ações da United registravam alta de 0,59%, US$ 21,60, enquanto as da Continental caíam 1,54%, até US$ 22,35.

Acordo

O acordo determina que os acionistas da Continental receberão 1,05 ação das ações ordinárias da United para cada ação ordinária da Continental que tiverem.

Os acionistas da United devem ficar com aproximadamente 55% do capital da nova companhia, contra 45% para os acionistas da Continental.

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